Você sabe como realizar o descarte adequado de EPI’S?
Segurança | 06/01/2021A primeira coisa é avaliarmos de acordo com a sua classe, sendo elas:
Classe 1: Resíduos perigosos
São equipamentos contaminados durante seu uso por exposição a riscos químicos, tóxicos ou patógenos que oferecem riscos biológicos à sociedade e de contaminação ao meio ambiente, como EPIs que tiveram contato com patógenos, como vírus e bactérias.
Classe 2: #2A – Resíduos não Inertes
São produtos que, apesar de não oferecerem riscos diretos, podem reagir com o meio ambiente, com características semelhantes àquelas do lixo doméstico.
Classe 2: #2B – Resíduos Inertes
São resíduos que não causam contaminação ao meio ambiente ou à sociedade, mas que, ainda assim, devem ser descartados de forma correta, uma vez que não são biodegradáveis.
O que avaliar no EPI antes do descarte:
• Validade do EPI: os prazos de validade dos equipamentos precisam ser respeitados, afinal, foram calculados considerando o tempo pelo qual o material preserva suas propriedades, pode acontecer de EPIs nunca utilizados terem que ser descartados, daí a importância de uma boa gestão de estoque;
• Perda de peças: algumas pequenas peças de certos EPIs podem ser perdidas, se a sua ausência compromete a função do item, o mesmo deverá ser descartado;
• Vida útil: diferente da validade, essa questão diz respeito ao tempo de uso do item, é normal que, com o passar do tempo, ele se desgaste e deixe de cumprir sua função. É hora do descarte!
Portanto, esteja sempre atento à condição de uso dos seus Equipamentos de Proteção Individual para que eles ofereçam a segurança adequada para os colaboradores. Na hora do descarte de EPI, classifique cada item de acordo com as suas características de forma a garantir que eles tenham o destino adequado.
Venha conhecer o que há de mais avançado em EPI!
Entre em contato conosco (51) 3074.7700