3 dicas para cuidar e preservar o seu EPI
Dicas | Segurança | 24/01/20221️⃣ – O primeiro passo para uma boa manutenção do EPI é mantê-lo sempre limpo e higienizado. Para obter os melhores conselhos sobre como fazer isso para todos os EPIs da empresa, entre em contato com o revendedor ou fabricante. O uso de sabonete neutro é o mais recomendado, mas existem certos produtos que podem ser exigidos. Após o tratamento, seque as peças à sombra e nunca as utilize molhadas, pois pode causar bolor (mofar).
2️⃣ – Saber onde guardar o equipamento de proteção individual também ajuda a mantê-lo por mais tempo. Em alguns ambientes, o EPI tem maior probabilidade de ser danificado devido à vibração ou contato incorreto. O ideal é evitar espaços com muito calor e umidade. Assim como na limpeza do EPI, mantê-lo seco evita o crescimento de microrganismos que podem levar à saúde da equipe. Evite colocá-los ao lado de roupas e pertences pessoais dos funcionários. Isso é especialmente importante para EPIs não descartáveis usados na indústria de alimentos (como botas de segurança 🥾). O isolamento do EPI é essencial para evitar contaminação cruzada.
3️⃣ – A substituição do equipamento de proteção individual é tão importante para sua proteção quanto qualquer uma das etapas listadas aqui. Seguindo o histórico de substituição a maioria dos EPIs é substituída pela empresa de acordo com as políticas internas.
Você já utiliza uma dessas dicas ou tem outra pra sugerir pra gente?